O que é ciência de dados?

A partir do momento que a pessoa obtém o conhecimento básico de um cientista de dados, é interessante que ela não deixe de colocar em prática o que aprendeu. Mais do que isso, é importante que vá construindo o seu portfólio com os seus projetos e problemas que já conseguiu resolver. Em um projeto que ele esteja procurando a solução para aumentar as vendas de uma loja, por exemplo, ele pode trabalhar em conjunto com o diretor comercial, gerente comercial e vendedores. Nessa relação, o cientista de dados precisa fazer perguntas para entender como o setor funciona, fazer análises de possibilidades e questionar sobre princípios e processos da área. O cientista de dados também precisa ter algumas habilidades e competências comportamentais como boa comunicação, liderança e capacidade de resolver problemas.

O https://giro.matanorte.com/artigo/curso-de-cientista-de-dados-esteja-preparado-para-a-profissao-do-futuro/ é o profissional responsável por extrair dados de diversas fontes e transformá-los em dados legíveis, entendíveis e confiáveis para tomadas de decisões estratégicas nas empresas. Esses dados podem ser dos clientes como comportamento de compra ou feedbacks, do nicho de mercado ao qual a empresa está inserida e até mesmo de concorrentes, analisando possíveis tendências de mercado. “Há algum tempo nós falamos sobre o futuro do trabalho, mas ele está acontecendo hoje”, diz Carolina Andrade, cofundadora do Social Good Brasil (SGB), organização que tem como propósito democratizar a educação em dados no país. O SGB desenvolve metodologias para o uso de dados e de novas tecnologias a partir de estudo de cientistas de dados, de forma consciente, ética e com um impacto socioambiental positivo. Cientistas de dados são profissionais que reúnem, traduzem e comunicam informações relevantes extraídas de quantidades colossais de dados gerados pelas empresas a partir de suas atividades, seus clientes, funcionários etc.

Funções típicas dos cientistas de dados

Além disso, a remuneração para esses profissionais também costuma ser bem atraente, inclusive para cargos de nível júnior. Isso envolve também a criação de pipelines de desenvolvimento de ML, a manipulação de arquivos do tipo pickle, monitoramento dos modelos depois do treinamento e a adoção de soluções de conteinerização como o Docker. Quem se torna cientista de dados entende no seu dia a dia que os modelos perdem qualidade assim que terminam de ser desenvolvidos.

  • O curso tem duração de quatro anos e o valor da mensalidade é de R$ 3.000,00.
  • Assim, os bancos podem traçar perfis capazes de projetar a probabilidade de um determinado cliente se tornar inadimplente ou não.
  • Outra possibilidade está presente na reconstituição de eventos onde não há testemunhas humanas, mas registros em máquinas.
  • Portanto, é em parte Matemático e em parte Cientista, pois além da análise pura de dados, também tem de ver para lá deles.

Ou seja, o conteúdo pode parecer assustador, mas na verdade é algo muito próximo da realidade. Com um processo de Business Intelligence (BI), traduzido em português como inteligência de negócios, ele agregará valor aos dados. Dessa forma, pessoas com poder de decisão na empresa poderão executar soluções assertivas através dos relatórios apresentados pelo cientistas de dados. Para lidar com essa questão, elas estão se voltando para as plataformas multipersona Data science and Machine Learning (DSML), dando origem ao cargo de “cidadão Curso de cientista de dados: esteja preparado para a profissão do futuro“.

Cursos de Energia

A demanda por esse profissional tem sido alta, o que geralmente resulta em salários competitivos, mas a concorrência também é alta. Neste processo, o Data Scientist precisa de ter uma grande capacidade crítica e de análise. Mas também deve ter boas competências de comunicação, pois trabalha diretamente com os responsáveis de Gestão.